quinta-feira, 15 de agosto de 2013

CUIDAR DA VIDA! Parte III


 

Que delicado é cuidar...
Que pedaço de pão melhor alimenta aquela fragilidade?
Que olhar mais sereno aconchega aquela carência?
Que toque melhor acenderia aquela pele?

O amante da poesia pintou o portal da tarde com versos de uma tristeza engravidada de esperança...
“digam-lhe que estou tristíssimo. Contem-lhe que há milhões de corpos a enterrar... contem-lhe que há uma   Criança chorando em alguma parte do mundo... contem-lhe que a vergonha, a desonra e o suicídio rondam os lares e que é preciso reconquistar a vida...”

É preciso reconquistar a vida!
Reintegrar a vida!
Desafio? Sim!
Mas educador é aquele que gosta “dos que tem fome”!
“Dos que morrem de vontade”!
“Dos que se cercam de desejo”!
“Dos que ardem”!

Desafios? Sim!
Pois educador é vento que sopra por entre a paisagem seca, esvoaçando folhas verdes e instrumentalizando folhas em estado de abandono. É preciso sacudir a terra onde o asfalto esconde fertilidade.

O ser humano não é uma ilha...
O ser humano não é uma ilha?
O ser humano ilha-se!

Os ventos e as águas estão em comunhão coexistente, por isso somos ilhas em sintonia. O que é preciso ser com o próximo, que o seja! Pois é na alteridade que as veias de todas as ilhas pulsam!

É chegada hora de lançar sementes e cuidá-las nesta terra nem sempre adubada. Não vamos esperar pela colheita. O lampião está aceso desde seu princípio-semente, pois quem espera nunca alcança. E se a chuva não cair pra molhar o vasto campo onde todos lançaram sementes... Haveremos de encharcar a terra com o suor de nosso corpo...  mas tem que ser como Dom Luciano, Zilda Arns, Mandela, Irmã Dulce, Dom Helder, Margarida Alves, Chico Mendes...

 

Apenas os que têm fome!
Os que morrem de vontade!
Os que se cercam de desejo!
Os que ardem!


Gilson Reis - 15.08.13

terça-feira, 13 de agosto de 2013

MAGIA NEGRA....

Com brilhantismo o poeta Sérgio Vaz põe os pingos nos "is"

Magia negra era o Pelé jogando, Cartola compondo, Milton cantando. Magia negra é o poema de Castro Alves, o samba de Jovelina...Magia Negra é Djavam, Emicida, Mano Brow, Thalma de Mreitas, Simonal. Magia Negra é Drogba, Fela Kuti, Jam. Magia negra é dona Edith recitando no Sarau Cooperifa. Carolina de Jesus é pura magia negra. Garrincha tinha duas pernas mágicas e negras. James Brow. Milton Santos é pura magia.
Não posso ouvir a palavra magia negra que me transformo num dragão.
Michael Jackson e Jordam é magia negra. Cafu, Milton Gonçalves, Dona Ivone Lara, Jeferson De, Robinho, Dainae dos Santos é magia negra.
Fabiana Cozza, Machado de Assis, James Baldwim, Alice Walker, Nelson Mandela, Tupac, isso é o que chamo de magia negra.
Magia negra é Malcon X, Martin Luther King, Mussum, Zumbi, João Antonio, Candeia e Paulinho da Viola. Usain Bolt, Elza Soares, Sarah Vaughan, Billy Holliday e Nina Simone é magia mais do que negra.
Eu faço magia negra quando danço Fundo de Quintal e Bob Marley.
Cruz e Souza Zózimo, Spike Lee, tudo é magia negra neles. Umoja, Espírito de Zumbi, Afro Koteban...
É mestre Bimba, é Vai-Vai, é Mangueira todas as escolas transformando quartas-feira de cinza em alegria de primavera.
Magia Negra é Sabotage, MV Bill, Anderson Silva.
Pepetela, Ondjaki, Ana Paula Tavares, João Mello... Magia Negra.
Magia negra são os brancos que são solidários na luta contra o racismo.
Magia negra é o RAP, o Samba, o Blues, o Rock, Hipi Hop de Africabambaataa.
Magia negra é magia que não acaba mais.
É isso e mais um monte de coisa que é magia negra.
O resto é feitiço racista.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Minha opinião sobre as manifestações


Durante os dois últimos meses, eu, como muitos brasileiros e brasileiras estivemos refletindo sobre os eventos políticos nas ruas do nosso país. A grande maioria perplexa porque, acostumada a fazer uma leitura, análise dos fenômenos sociais no Brasil, desta vez não sabia o que estava acontecendo. Nunca o Brasil tinha visto, em toda a sua história contemporânea, algo igual. Outra parcela da população, pela primeira vez tinha a oportunidade, de também pela vivenciar verdadeiramente a democracia, porque influenciado por milhares de pessoas, também saiu às ruas, e pode demonstrar sua insatisfação, frustração, revolta, raiva, desilução pela política no Brasil. Então saíram à rua mesmo. Tinha gente que não sabia o que estava fazendo ali, além de caminhar; mas uma coisa tinha certeza, fazia número... e isto não é pouco. Como sabemos, os motivos para justificar as manifestação são muitos e justos. Os políticos da nossa nação precisavam desta sacudidela. Porém, voltando aos black bloks à brasileira, é assim que eu os chamo, ou seja, aqueles que no meio da multidão, desde a primeira manifestação no dia 06 de junho, estavam mascarados e vestidos com roupas pretas, e que protestam, como os da década de 80 e 90, contra o capitalismo e a globalização sua máxima representação e que se materializa nas corporações multinacionais. Porém, como escrevi na segunda feira passada, me surpreende este movimento aparecer só agora em nosso país. O Brasil vive um momento também jamais imaginado pelos mais céticos. Para muitos talvez em 2100 nós chegássemos onde estamos hoje. Já somos uma nação emergente. Há ainda uma grande desigualdade que precisa ser reparada. É preciso tirar milhões da pobreza. Levar a escola onde as crianças ainda precisam trabalhar para sobreviver. Porém, na última década avançamos. Não está na hora de protestarmos por escola pública de qualidade para todos, desde a primeira infância até o ensino superior? Dias atrás no site da UOL tinha uma manchete sobre o aumento da verba de gabinete da Alesp. Logo que cheguei em casa busquei nos telejornais alguma notícia de manifestações sobre mais este gasto público desnecessário, não vi nada. No Rio de Janeiro ficaram na frente da casa do governador durante dias para protestar. Porém, jovens negros continuam sendo barbaramente assassinados em todo país. Nunca vi nenhuma manifestação por isso. Em São Paulo as favelas são queimadas, e os favelados se tornam sem tetos; também sem manifestações que os defendam. Então a quem servem os Black blocs à brasileira? Não está na hora dos integrantes deste movimento se voltar para as questões sociais mais gritantes do Brasil e que ainda precisam ser tratadas com responsabilidade e a participação de todos?