quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

MENSAGEM DE UM TEMPO QUE DÁ PASSAGEM A OUTRO...

Quem vive de uma tradição cristalizada,      
cristaliza-se no tempo.


Meus queridos amigos
Minhas queridas amigas

Quebrar o cristal se constitui um desafio! A imagem que tenho do ato de quebrar é a de um movimento que vai de encontro ao chão, a parede ou qualquer direção cujo fim é a nova paisagem. Pedaços se lançam para horizontes opostos, se espalham e se localizam em cantinhos específicos. Quebrar é um ato de coragem também!  E que por vezes assusta.

O cristal é algo precioso! O sinto como uma especiaria nobre que, de tão fina nobreza, o desejamos envolto ao mistério. Relíquia a ser apreciada no silêncio da relação com ele.  Cristal é brilho que se pretende escondido.

Desafio é uma corrente misteriosa que nos mira e diz: Vai encarar?

Pois bem... neste tempo em que um espírito diferente sonda alguns corações de sentimentos mais aguçados, trago uma boa nova que vem lá da região leste da cidade de São Paulo. Sim, vários pequenos Jesus nasceram em manjedouras ou leitos de cristal, mas para alem do nascimento quero falar também da ousadia de  ressuscitar!.

Papai Noel é uma das principais estrelas deste instante. Nele, carrega-se a imagem dos presentes e, na mesma corrente, a do ato de comprar, consumir, ter, desejar...  Lá no Sinhá foi diferente! Papai Noel bateu a porta da comunidade e não viu espaço para sua sina tradicional. Não viu chaminé por onde pudesse entrar. Estranhou... e partiu.

 

De diferentes vielas vinham Reis e Rainhas magas com presentes para ofertar aos pequenos meninos Jesus da comunidade. Eram mães e pais cujos filhos vivenciaram, durante todo ano, as mais diferentes experiências de encontro consigo e com os outros, seus irmãos, amigos e Educadores Sociais. A vida, ali, pulsava no ritmo de um sopro saudável, carregada de valores e acariciada pela delicadeza de um olhar mais humano.

Os Educadores Sociais quebraram um cristal. Abandonaram a tradição com ousadia! Na imagem do velho Noel, este cristal precioso de natal, enxergamos a vida em números! Na figura dos Reis Magos lançamos o olhar para o Menino Jesus, protagonista da história, constantemente retratada na imagem das crianças que hoje experimentam a vida numa periferia cheia de Herodes.

O cristal foi quebrado! Resta o desafio de não cristalizar de novo!

Mas, num universo de violências e divisões, ainda nos cabe a simplicidade de um gesto nobre: Vamos convidar Papai Noel para se juntar aos Reis Magos, quem sabe, assim, nós, “vivencialmente” capitalistas, mas, essencialmente humanos, tenhamos a grata alegria de enxergar pela lente de uma infância ainda não contaminada!  

 
aocantoumencanto.blogspot.com

Eu quero esta nova paisagem desvelada por entre os cacos de um cristal quebrado! Quero esta ousadia de sair de um ninho “confortável” e ir à busca das possibilidades que cada caco nos projeta.

Eu aceito este desafio que veio de lá!
Do Sinhá!
Sim sinhô!

Feliz 2013!
Que toda busca nos leve a um encontro e, cada encontro, a uma nova realização!                                                  
                                                                                                                               Gilson Reis
  

Sinhá, comunidade situada na zona leste de São Paulo, área de atuação da ONG Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto.  

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Um Natal Ubuntu

Caros amigos e amigas, estamos vivendo um momento, que de modo geral nos leva a refletir sobre o modo como vivemos e nos relacionamos com o mundo e com as pessoas. O texto abaixo, de Hernani Francisco da Silva, nos mostra como o Natal poderia ser de fato um momento mais bonito na vida de todos, apesar do individualismo, típico da sociedade ocidental. Que possamos viver um Natal Ubuntu todos os dias de nossa vida.
A palavra Africana, Ubuntu, está enraizada na espiritualidade. Sua tradução em português é "Eu sou porque nós somos”. Talvez nós, no natal, vivemos um pequeno momento onde compartilhamos uma comunhão de comidas, bebidas, e presentes, vivemos uma comunidade interligada e Interdependente, mas apenas para aqueles momentos natalinos, acabando as festividades do natal, nos separamos e vamos para nossas casas e o natal acaba. Mas, o Natal Ubuntu é muito maior do que estes gestos, é a chamada a tornar-se família em torno da grande mesa de Deus.
Todo dia é Natal no Ubuntu, neste espírito poderemos viver o verdadeiro significado do Natal diariamente durante o ano inteiro. O Natal é uma época para lembrar o incrível dom de Jesus e de reconhecer a humildade e humanitude do Messias, o Emanuel: Deus conosco. O Ubuntu é o espírito natalino de amor, misericórdia e compaixão é uma maneira de vida para aqueles que querem alcançar a Humanitude. Ao tentar encontrar palavras para explicar o que exatamente este "espírito de Natal" é percebe-se que é resumido em Ubuntu, a teologia Africana que diz: "Eu sou porque nós somos", reconhecendo a incrível conexão e Interdependência da Humanitude e a própria vida com outra pessoa.
Nosso sentimento de conexão e reconhecimento de Humanitude compartilhada são especialmente prevalentes durante o período natalino, é quando a nossa compaixão e empatia chega no pico. A época de Natal é provavelmente o mais próximo que muitos de nós chegamos da grandeza do Ubuntu.
A capacidade de fechar os olhos para os pobres, doentes e oprimidos que é infelizmente comum em nossa sociedade não é possível neste Natal Ubuntu. A chamada para alimentar os famintos, vestir os nus, os sem-teto e viver em plena Humanitude nos 365 dias do ano é o espírito natalino do Ubuntu. Mantemos os nossos olhos bem abertos para ver a injustiça e a desigualdade do mundo ao nosso redor, e responder com a mesma compaixão que temos durante o Natal.
Eu me pergunto o que aconteceria "se o Natal Ubuntu e não o natal do consumismo ou materialismo ou tradicionalismo fosse o nosso Natal?". De fato teríamos mais paz, compaixão e amor durante todo o ano para com todos e todas. Como Gálatas 5.22 e 23 nos lembram: “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio”.
O Natal Ubuntu nos convida para esse fruto do Espírito, onde nossos atos altruístas e o amor que muitas vezes nos acompanham na época de natal não seja apenas reservado para o mês de dezembro. O Natal do Menino Deus chegou! Que possamos abraçar Ubuntu e deixá-lo guiar nossas vidas para além desta época do Natal e dizer nesses 365 dias de Natal “Eu sou porque nós somos".